quarta-feira, 20 de março de 2013

"Before Watchmen" em maio, no Brasil

A HQ revolucionária da década de 80, Watchmen, obra-prima de Alan Moore, será lançada em maio, no Brasil. O primeiro número será sobre a saga do "Coruja", que é anterior aos fatos narrados em Watchmen. Coruja nº 1 deve chegar às bancas ao custo de R$ 12,90.
Para quem não conhece (difícil!), Watchmen é uma HQ, considerada a obra prima de Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons. A série foi inicialmente publicada em doze edições mensais pela editora norte americana, DC Comics, entre 1986 e 1987, sendo reimpressa mais tarde em trade paperback (brochura).
A HQ é considerada um marco admirável na evolução dos quadrinhos, pela sua maturidade tanto na linguagem, quanto na temática. Tanta qualidade ajudou mesmo a firmar o formato Graphic Novel (Romance Visual), até o lançamento da série, pouco difundido no mundo. Além disso, ao lado de Frank Miller, com A Queda de Murdock e The Dark Knight Returns, Watchmen despertou o interesse de um público leitor mais maduro para um gênero considerado mais infanto-juvenil.
Watchmen apresenta uma trama bem elaborada, ambientada nos EUA de 1985, no contexto da Guerra Fria e povoado por super-heróis do passado, decadentes e heróis da atualidade envolvidos em eventos misteriosos, relacionados ao assassinato de um deles. Nesse contexto, os super-heróis (Dr. Manhattan, Roscharch, Comediante, Espectral e Ozymandias, além dos Minute Men.) são seres verossímeis, que encaram problemáticas existenciais, políticas e filosóficas, se questionando sobre sua ética, suas neuroses e traumas. Um trabalho admirável e encantador.

0 comentários: