quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Matéria sobre Gaiman

Um aperitivo da matéria sobre Gaiman publicada na revista Literatura (Conhecimento Prático):

Neil Gaiman O Escritor dos sonhos

O sucesso de Neil Gaiman, um dos escritores mais badalados da feira literária de Parati, fez muitos reavaliarem a importância das histórias em quadrinhos. Afinal, Gaiman começou sua carreira nos gibis. Conheça melhor a carreira desse roteirista e escritor.

por Gian Danton

Até há pouco tempo, as histórias em quadrinhos eram consideradas uma subliteratura e acreditavase que nenhum escritor sério se ocuparia de escrever gibis. O sucesso de Neil Gaiman, um escritor vindo dos quadrinhos, tem mudado a forma como as pessoas encaram essa nova mídia.

Gaiman fez parte de uma geração de artistas britânicos que, na segunda metade da década de 1980, sacudiu os Comics norte-americanos. Naquela época, vários artistas, entre desenhistas e roteiristas, invadiram a DC Comics e, embora trabalhassem com personagens menores, fizeram com que eles vendessem tão bem quanto as maiores estrelas da casa, como Batman e Superman. Neil Gaiman sempre foi fã de quadrinhos e escrevia textos, em jornais locais, sobre o assunto.

Quando soube que os editores da DC Comics, uma das mais importantes editoras dos EUA, estavam visitando a Inglaterra em busca de talentos, aproveitou a chance para mostrar seu trabalho em conjunto com o amigo Dave McKean. Para isso, ele escolheu uma personagem obscura da década de 1970, que não interessava a nenhum artista famoso na época: a "Orquídea Negra".

A minissérie de luxo "Orquídea Negra" se tornaria um sucesso e revolucionaria o mercado com sua arte fotográfica e texto poético; mas, antes que fosse publicada, os editores sugeriram que Gaiman escrevesse um título mensal. Gaiman começou, então, sua carreira em "Sandman", sendo Dave McKean responsável pelas memoráveis capas. A primeira sequência delas mostrava uma prateleira de madeira na qual o artista juntava cacarecos, desenhos e colagens. (...)


A matéria completa está uma delícia! Não perca!

Até a próxima.